Equipa da SdDUP vence Campeonato do Mundo de Debates Universitários ‘13
January 5th, 2013Banner, Blogue, Posts DestacadosSdDUP 1 Comments

A edição de 2013 do WUDC – World Universities Debating Championship, o maior evento internacional de debate competitivo do mundo, que ocorreu em Berlim na semana passada com mais de mil participantes, consagrou a equipa A da Sociedade de Debates da Universidade do Porto como campeã mundial na categoria English as Foreign Language, e Ary Ferreira da Cunha (FDUP) como Best EFL Speaker.

O Campeonato do Mundo de Debates Universitários 2013 (WUDC) decorreu durante os dias 27 de Dezembro e 3 de Janeiro em Berlim, sendo patrocinado pela Universidade Técnica de Berlim, a McKinsey, entre outros. A Sociedade de Debates da Universidade do Porto deixou bem vincada a sua marca, após ter participado apenas pela segunda vez nesta competição, e nos últimos dois Campeonatos Europeus.

A equipa Porto A, constituída por Ary Ferreira da Cunha, estudante da FDUP, e Tiago Laranjeiro, estudante da FEP, venceu a final do World Universities Debating Championship (WUDC) na categoria EFL – “English as Foreign Language”, sagrando-se assim campeã mundial, deixando para trás mais de 200 equipas oriundas das mais prestigiadas universidades do mundo.

Para além de a SdDUP ter sido consagrada campeã do mundo, Ary Ferreira da Cunha recebeu ainda os prémios de Best Speaker da Final EFL e Best EFL Speaker do Campeonato, e o colega de equipa, Tiago Laranjeiro, foi considerado o 6º melhor orador EFL do WUDC.

Após nove rondas de debates iniciais, os quartos-de-final e as semi-finais, a SdDUP qualificou-se para a final do torneio, momento que marca também a história do debate português, visto que pela primeira vez, uma equipa portuguesa conseguiu chegar aos quartos-de-final de um Campeonato Europeu ou Mundial.

Na final, que decorreu no dia 3 de Janeiro a equipa Porto A defrontou as equipas de ALU Freiburg A, Tokyo A, e Bucareste A, sendo que a moção debatida foi: “This House welcomes the decline of the United States of America as the sole global super power“. O vídeo da final está disponível aqui:

Esta foi a segunda participação da SdDUP no WUDC depois das participações em dois Campeonatos da Europa (Belgrado 2012 e Galway 2011) e no Campeonato do Mundo em Manila, 2012, assim como em outras competições internacionais e nacionais (Cambridge, Oxford, Budapeste, Pequim, Ljubljana, Viena, Londres e Eilat, e Coimbra, Lisboa, Braga e Vila Real).

A SdDUP levou ainda pela primeira vez a equipa Porto B ao WUDC, composta por Ângelo Teles (FEP) e Rita Moreira (FDUP), assim como um adjudicador, José Eduardo Pereira (FEUP), fazendo parte do painel de juízes dos vários debates das outras categorias – English as Native Language e English as Second Language.

Sobre os debates competitivos

Os torneios de Debates Universitários seguem geralmente o modelo ‘british parliamentary’, como é o caso dos Campeonatos Mundiais e Europeus. Neste tipo de debates competitivos participam quatro equipas de duas pessoas. Tendo apenas quinze minutos de preparação, confrontam-se em pequenos discursos alternados de sete minutos, em que procuram defender ou atacar uma moção apresentada pela Mesa de adjudicadores no início do debate, independentemente da sua posição pessoal.

Para mais informações sobre o WUDC, visite www.wudcberlin.com e www.facebook.com/wudc.berlin.2013

Sobre a SdDUP

A SdDUP nasceu em Setembro de 2010, fundindo os clubes de debates da FDUP e FEP, e é composta por estudantes e docentes dos três ciclos de ensino da Universidade do Porto. Desde a sua fundação, já realizou mais de 200 debates, entre outras actividades, como workshops, masterclasses, campeonatos, visitas a escolas, etc.

Foi a primeira instituição do género no país, tendo iniciado o movimento nacional universitário e organizado o primeiro TORNADU – Torneio Nacional de Debates Universitários, em Fevereiro de 2012. Este movimento conta já com 6 instituições, em Lisboa, na Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Guimarães.

A SdDUP conta actualmente com perto de 500 sócios, entre alunos dos três ciclos de ensino da Universidade do Porto, bem como ex-alunos desta instituição, e é gerida por 25 estudantes da Universidade do Porto.

Para mais informações, visite www.sdd.up.pt, www.facebook.com/sddup e www.twitter.com/sdduporto