História

A origem

A SdDUP nasceu da vontade de unir os dois projectos de debates existentes entre 2008 e 2010 na Universidade do Porto, a Sociedade de Debates da FDUP e o Clube de Debates da FEP, numa associação com dimensão e escala que a tornasse mais interessante para participantes, organizadores e apoiantes.

Em suma, a Sociedade de Debates da FDUP nasceu em Abril de 2008, tendo realizado cerca de cinquenta debates, a maioria dos quais semanalmente nas instalações da FDUP, e dois campeonatos de debates da FDUP. Foi um dos “projectos com relevância social” apresentados ao Presidente Cavaco Silva aquando da sua visita à cidade do Porto durante o Roteiro da Juventude a convite da Federação Académica do Porto.

Em 2009 ainda, a Sociedade de Debates da FDUP foi convidada pela Amnistia Internacional a organizar conjuntamente uma simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas, evento para o qual teve o apoio da European Law Studentes Association, da Iuris FDUP Junior, da Vodafone e de seis outras empresas, todas elas em géneros, de forma a tornar o evento gratuito para todos os mais de 200 participantes de 4 Instituições de Ensino Superior e de 6 Faculdades da U. Porto.

Entretanto, desconhecendo a existência do grupo da FDUP, surgiu o Clube de Debates da FEP, uma ideia que já estava a ser desenvolvida a algum tempo, mas que apenas em Março de 2009 tinha finalmente avançado. Em Setembro de 2009 começou com actividade semanal,  realizando mais de 30 debates ao longo do ano lectivo, inclusive o primeiro campeonato da FEP.

Esta actividade foi apadrinhada também pela Sociedade de Debates da FDUP, com a qual o Clube da FEP sempre manteve uma relação estreita. Desta forma, no início de 2010, com ambos os campeonatos de debates a decorrer, decidiu realizar-se uma finalíssima entre as duas equipas vencedores. Ambas as competições terminaram na FEP, com um renhido debate no final de Maio de 2010.

A falta de uma estrutura ao nível da Universidade fez com que, espontaneamente, o número de espectadores de outras Faculdades fosse aumentando e se fosse reforçando uma visão comum entre os elementos da Direcção das duas associações de debates. Embora se falasse da fundação de um projecto comum, até Julho de 2010, a ideia era encarada por todos como uma possibilidade distante, a concretizar daqui a vários anos.

No entanto, uma série de circunstâncias  no verão de 2010, em conjunto com o interesse de um patrocinador, acabaram por ser suficientes para impulsionar em pouco tempo um conjunto de reuniões em que foram determinadas as linhas gerais do novo projecto. 13 de Agosto e 3 de Setembro foram datas marcantes neste processo.

A fundação

Consolidados os antigos projetos da Faculdade de Direito e da Faculdade de Economia, em conjunto com estudantes de várias outras Faculdades, tinha chegado finalmente o momento de ser dado um salto qualitativo abrindo o projecto a uma comunidade mais vasta.

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto teve então a sua primeira Apresentanção e Debate Inaugural a 14 de Setembro de 2010, na FDUP, e a a primeira Assembleia-Geral a 3 de Novembro de 2010, na FEP.

Passados apenas alguns meses, no final de 2010 a SdDUP era já uma associação com centena e meia de membros em todas as 14 Faculdade da Universidade do Porto. Tinham-se distribuído milhares de flyers, feito vários debates nos três pólos, percorrido a maior universidade portuguesa apresentando o projecto e tendo sido alvo de um lisongeador interesse de estudantes, antigos estudantes, professores e meios de comunicação social.

Em 2011, a SdDUP começou a internacionalizar-se, com a participação de dois membros na International Debate Academy Slovenia, em Novembro. A partir desse momento a SdDUP começou a integrar-se no movimento internacional de debates competitivos, tendo já participado em competições de debates em Cambridge, Galway (Campeonato da Europa 2011), Oxford, Budapeste, Pequim, Eilat (Israel), Ljubljana, Viena, Belgrado (Campeonato da Europa 2012),  e Manila (Campeonato do Mundo 2012).

Ao longo dos próximos anos esperamos continuar a crescer, construindo uma sociedade à escala da instituição que lhe dá nome, continuando a promover os valores pelos quais nos regemos e a desenvolver uma plataforma onde os estudantes possam desenvolver as suas capacidades,  contribuindo para a afirmação da Universidade do Porto dentro e fora de portas, uma Universidade de estudantes com gosto pelo debate.


Missão e Visão

Missão

Despertar o sentido crítico, contribuir para o aperfeiçoamento competências retóricas, para o desenvolvimento do sentido de humor, da capacidade de improviso, da capacidade de exprimir opiniões e de usar a oralidade como veículo de transmissão de ideias. Combater a intolerância intelectual, promover o debate como forma de confronto de ideias, facilitar a troca de conhecimentos sobre todo o tipo de temas, promover a cultura geral e um espírito saudável de competição, afastar o “medo do palco” e o estigma da avaliação, proporcionar um espaço alternativo de convívio entre estudantes de toda a comunidade da Universidade do Porto num ambiente extra-curricular, contribuindo para a afirmação desta instituição dentro e fora de portas.

Visão

Uma Universidade de estudantes com gosto pelo debate, em que pela defesa de um ponto de vista contrário àquele em que acreditamos, pela necessidade de escutar o outro para responder aos seus argumentos, pela necessidade de compreender os contornos e a lógica interna do seu discurso, ou simplesmente pelo facto de assistirmos ao confronto de duas posições antagónicas, mais vezes nos questionamos sobre a certeza das nossas posições ou sobre a validade dos dogmas sociais.

“Uma Academia coesa e dialogante, plural nas opiniões, aguerrida no debate, mas tolerante nas perspectivas”.


Valores

Lealdade, Respeito & Cavalheirismo

Ambicionamos a formação de líderes empenhados em debater ideias com lealdade e respeito, procurando convencer num discurso formal mas bem-humorado, competitivo mas não demagógico, aguçado mas não ofensivo, eloquente mas claro, responsável mas irreverente.

Independência

Somos uma associação gerida democraticamente, independente de quaisquer organizações políticas, filosóficas, religiosas ou outras, privilegiando a diversidade de opinião, a pluralidade de pensamento e a liberdade de expressão dos seus associados, tanto no contexto dos debates, como fora destes.

Diversidade e Tolerância

Assumimos um compromisso humanista de tolerância para com diferentes perspectivas enquanto trampolim para o progresso das ideias.

Abertura e União

Acreditamos no trabalho em equipa e na nossa responsabilidade em usar as palavras para criar sinergias entre as pessoas.

Ambição

Somos apaixonados pelo que fazemos e aspiramos sempre a fazê-lo melhor, tornando-nos exemplo, tornando-nos líderes ao serviço da comunidade.


Identidade

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da U.P., que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, às palavras e às ideias.

Fomentamos e organizamos debates e eventos de formação relacionados e competimos internacionalmente com sociedades de debates homólogas que actuam nas melhores universidades do mundo. Mais sobre as nossas actividades nesta página.

A SdDUP tem cerca de oitocentos associados em todas as Unidades Orgânicas da Universidade do Porto, entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como Alumni e docentes.

Unidos por constantes divergências, pretendemos, através do debate, não chegar a lado algum, mas promover pelo caminho a tolerância intelectual, a capacidade de improviso e de análise crítica, o sentido de humor, a troca de ideias e aquisição de competências de comunicação.