FAQ

Como me posso tornar sócio?

Basta submeteres o formulário disponível online. Caso não sejas estudante e tenhas mais de trinta anos terás de proceder ao pagamento de quotas, pelo que a tua inscrição só será validada depois de teres feito o pagamento junto do nosso Tesoureiro ou por transferência bancária. Em qualquer actividades terás também sempre alguém disponível para receber as tuas quotas e introduzir-te a outros membros.

A SdDUP está aberta à participação de pessoas de outras Universidades?

Qualquer pessoa pode participar nas actividades, mas para te tornares sócio tens de pertencer ou ter pertencido à Universidade do Porto como estudante, docente, funcionário ou investigador.

Posso participar nos debates sem ser sócio?

Claro que sim! Todas as nossas actividades são abertas a sócios, mas também a todos membros da comunidade académica da U. Porto e mesmo a outras pessoas. Por isso, se quiseres assistir ou mesmo participar num debate para ver como é serás muito bem-vindo.

Quais são as vantagens de me tornar sócio?

Apesar de estarmos abertos à participação de todos e gostarmos de receber bem os nossos convidades, temos de tratar com especial carinho os nossos sócios que contribuem para fazer a SdDUP avançar. Os nossos sócios têm 10% de desconto na Almedina e acesso a promoções exclusivas junto dos nossos parceiros, têm direito a coffee-break nas nossas actividades, descontos nas actividades pagas e direito a pedir certificado gratuito das actividades em que participam. Têm ainda acesso em condições especiais à BDJur, a maior base de dados de legislação e jurisprudência nacional.

Se me tornar sócio tenho de participar nos debates?

Não. Ninguém vai a casa buscar-te pelos colarinhos, podes usufruir das vantagens de ser sócio e nunca ter participado num debate. Ainda assim é esperado que vás participando em algumas actividades, já que só assim poderás usufruir daquilo que a SdDUP te proporciona.

Se for assistir a um debate tenho de debater?

Não. Aliás só oito pessoas debatem de cada vez. A audiência pode fazer perguntas, apoiar ou vaiar o orador e tem um papel muito importante no debate, mas a maioria das pessoas presentes num debate não têm de falar em público. Se quiseres ir primeiro assistir para ver como é ninguém te vai incomodar ou pedir para começares a discursar.

Como posso seguir as actividades da SdDUP?

Por este site, pela nossa newsletter, pelo facebook, pelo twitter, pelos cartazes espalhados na tua Faculdade, pelos SMS que volta e meia enviamos, etc. Estamos sempre à procura de novas formas de estar em contacto com toda a comunidade académica da U. Porto. Se tiveres alguma questão podes sempre contactar-nos. Contacta-nos para quaisquer informações adicionais.

Como posso dar o meu contributo para o projecto?

Há muitas formas de ajudar a SdDUP. Podes tornar-te sócio, podes ir às actividades e levar os teus amigos, podes falar com os teus familiares e colegas, podes espalhar a mensagem reenviando sms e emails, partilhando os posts no facebook e twitter; podes fazer um donativo ou negociar connosco um patrocínio, podes falar com familiares ou amigos que possam estar interessados em fazê-lo; podes sugerir-nos novas actividades, novas metodologias, novos convidados, novos temas para as moções, podes dar-nos a tua opinião. Ou então podes propôr-te a integrar a equipa.

Como posso integrar a equipa da SdDUP?

Durante todo o ano estamos abertos à participação de elementos como colaboradores com todo o tipo de formações e talentos. Desde que tenhas vontade de dar o teu contributo e de dar uma mãozinha então tens tudo o que é preciso para te juntares a nós e fazeres acontecer. A participação enquanto colaborador é certamente uma excelente oportunidade para desenvolveres diversas competências, conheceres e trabalhares com pessoas de diferentes Faculdades e fazeres algo pelos teus colegas da Universidade que é a tua Casa. Além disso, é uma vantagem urricular importante. Se gostas de organizar actividades, organizar fundraising, comunicar com os teus colegas, fazer cartazes, editar vídeos, fazer fotomontagens, adjudicar debates, gerir websites, ou liderar equipas, este é o desafio para ti. Contacta-nos por email e apresenta a tua proposta.

Como posso inscrever-me para ser orador nos debates?

A inscrição pode ser feita no momento e local de debate, mas a melhor forma de o fazer é enviando um mail para mail@sdd.up.pt com indicação do debate em que se quer participar,  o nome e um contacto telefónico. Caso haja demasiadas inscrições poderemos ter de adiar a participação, mas privilegiaremos os nossos sócios com menos experiência de debate.

Be Sociable, Share!

Now add some widgets!