A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização juvenil, sem fins lucrativos, fundada, oficialmente, no ano de 2011 (é verdade, celebramos, este ano, o décimo aniversário) e com legitimidade para desenvolver a sua atividade em todo o complexo da Universidade do Porto (temos associados em todas as 14 unidades orgânicas). No âmbito da sua atuação, propõe-se mobilizar esforços e recursos em prol do debate e da disseminação de projetos e iniciativas que estimulem o mesmo, enquanto promove uma série de eventos que visem o desenvolvimento de capacidade crítica e argumentativa, fomentando estratégias de raciocínio lógico e de exposição verbal de ideias. 

Se, eventualmente, em determinado momento do teu dia, tomaste a decisão de nos pesquisar e de vir ter a nós, aqui chegado, tenho para ti uma proposta de reflexão conjunta; ousemos pensar os dois e desafiar o conforto instalado da resignação e da indiferença; pelo contrário, deixa-te levar e arrisca conhecer e fazer diferente! Façamos o caminho juntos! 

Somos o primeiro grupo do género a vingar no âmbito universitário: fomos, portanto, os percursores de um movimento, agora espalhado pelas principais universidades e cidades do país; o que nos permite aliar experiência e longevidade com juventude e irreverência e uma constante e inesgotável sede de conhecimento, de partilha de experiências e vivências, de abertura ao país e ao mundo, de integração e inclusão, com a máxima de fazer chegar o debate a todos de forma acessível, descomplicada, cativante e estimulante, armando os estudantes com a ferramenta mais importante para as conquistas das suas vidas: a palavra! 

Acreditamos, convictamente, que, pela força dos argumentos, dos pontos de vista e da sensibilidade de compreender a posição do outro, contribuímos para a afirmação de uma sociedade mais justa, tolerante e democrática, onde tudo pode ser questionado e discutido, com o maior respeito pelos Direitos Humanos e a liberdade de expressão e de criação, onde se incentiva à inovação e à originalidade de propostas para um mundo melhor. 

Vamos a isso: vem mudar o teu mundo e o dos que te rodeiam! Tudo começa com um primeiro passo! E estares aqui é, já, por si, um passo na luta por uma comunidade mais informada, interessada e inconformada! 


João Luís Rosmaninho

Presidente SdDUP 2020/2021