A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da Universidade do Porto, que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, palavras às e às ideias. 

Fomentamos e organizamos debates e eventos de formação relacionados e competimos internacionalmente com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.

SdDUP tem mais de 800 associados em todas as Unidades Orgânicas da Universidade do Porto, entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como Alumni e docentes.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

A SdDUP nasceu da vontade de união de dois projetos de debates pré-existentes na Universidade do Porto: a Sociedade de Debates da FDUP e o Clube de Debates da FEP. A Sociedade de Debates da FDUP deu início a abril de 2008 com a realização de 50 debates (maioritariamente semanais) nas instalações da sua própria instituição, dos quais dois campeonatos da FDUP.

No decorrer do ano de 2009, uma Sociedade de Debates da FDUP foi convidada pela Amnistia Internacional, organizando conjuntamente uma simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas. Este evento teve o apoio da “European Law Studentes Association”, da Iuris FDUP Junior e de sete outras empresas, de forma a tornar o evento gratuito para os mais de 200 participantes. 

Desconhecendo a existência da Sociedade da FDUP, surgiu, em 2009, o Clube de Debates da FEP. Iniciaram-se neste projeto com a realização de debates semanais, realizando mais de 30 debates ao longo do ano letivo, inclusive o primeiro campeonato da FEP. Esta atividade foi apadrinhada também pela Sociedade de Debates da FDUP, com a qual o Clube da FEP sempre manteve uma relação estreita. Desta forma, no início de 2010, com ambos os campeonatos de debates a decorrer, decidiu realizar-se uma finalíssima entre as duas equipas vencedoras. Ambas as competições terminaram na FEP, com um renhido debate no final de maio de 2010.   

Com a consolidação geral das Sociedades de Debate de ambas as instituições, surgiu a primeira apresentação e Debate Inaugural da Sociedade de Debates da Universidade do Porto, a 14 de setembro de 2010, na FDUP, e a primeira Assembleia-Geral a 3 de novembro de 2010, na FEP. Com o trabalho árduo dos apoiantes da Sociedade de Debates da Universidade do Porto, no final de 2010 já se contabilizavam 150 membros de 14 Faculdades da U.Porto. 

A novembro de 2011, a SdDUP começou a internacionalizar-se, com a participação de dois membros na “International Debate Academy Slovenia”.  A partir desse momento, esta sociedade começou a integrar-se no movimento internacional de debates competitivos, tendo já participado em competições de debates em diversos pontos do Mundo, tais como: Cambridge, Galway (Campeonato da Europa 2011), Oxford, Budapeste, Pequim, Éilat (Israel), Ljubljana, Viena, Belgrado (Campeonato da Europa 2012), e Manila (Campeonato do Mundo 2012). 

A SdDUP pretende continuar a sua evolução, desenvolvendo um espaço onde os estudantes podem aprimorar e potencializar as suas soft skills, contribuindo para uma afirmação da Universidade do Porto dentro e fora de portas, uma Universidade de Estudantes com gosto pelo debate.

MISSÃO E VISÃO

Valores a instruir:

  • Ambição
  • Independência
  • Abertura e união
  • Diversidade e tolerância
  • Lealdade, respeito e cavalheirismo
  • Paixão pela luta dos objetivos próprios e para com uma instituição

Ambicionamos a formação de líderes empenhados em debater ideias com lealdade e respeito, procurando convencer num discurso formal mas bem-humorado, competitivo mas não demagógico, aguçado mas não ofensivo, eloquente mas claro, responsável mas irreverente.

Uma associação gerida democraticamente, independente de quaisquer associações políticas, filosóficas, religiosas ou outras, privilegiando a diversidade de opinião, a pluralidade de pensamento e a liberdade de expressão dos seus associados, tanto no contexto dos debates, como fora deste.